Pró-Genética online muda filtro e amplia oferta de touros

Pró-Genética online muda filtro e amplia oferta de touros

12a48003-ba78-4bbd-9bf5-4aa16760564c.jpg

A venda de touros registrados pela internet ficou mais fácil em 2017 para quem utiliza o site do Pró-Genética online. Para atender uma solicitação dos associados, a ABCZ ampliou o filtro de identificação de touros aptos para venda via programa. Agora, o sistema faz uma liberação prévia de todos os machos com RGD (Registro Genealógico Definitivo) e idade entre 18 e 42 meses. Assim que o proprietário fizer a autorização pública no sistema, o animal já passa a aparecer no site do Pró-Genética online.

O novo filtro elevou para 48.363 touros, de 2.575 associados em todo Brasil, o total de animais aptos. Antes, esse número não ultrapassava 200 exemplares devido ao filtro estabelecido, que limitava a participação no Pró-Genética online a apenas aqueles criadores que tivessem efetuado o RGD nos dois últimos anos de, no mínimo, 20% dos machos nascidos entre três e quatro anos antes do período vigente.

Com a regra atual, todos os Estados brasileiros possuem touros aptos a serem disponibilizados, sendo os dez com maior oferta Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Bahia, Paraná e Acre. “É importante lembrar ao criador que, imediatamente após o registro efetuado pelo técnico da ABCZ, o associado poderá disponibilizar estes touros para venda no Pró-Genética online.”, explica Lauro Fraga, gerente de Melhoramento Genético/Pró-Genética da ABCZ.

Segundo o diretor da ABCZ Rivaldo Machado Borges Júnior, essa mudança visa democratizar ainda mais essa genética de ponta selecionada por criadores de todo o Brasil. “Com essa nova regra, estamos atendendo uma solicitação de muitos associados e técnicos. Agora, precisamos da adesão dos criadores para que autorizem a liberação de seus touros para venda pelo programa, pois dessa forma pecuaristas de diversas regiões, que muitas vezes não têm acesso às feiras do Pró-Genética, terão condições de adquirir touros PO com RGD e com exame andrológico e sanitário.”, diz o diretor.

A expectativa é de que a novidade impacte positivamente na qualidade e produtividade dos rebanhos. “O número de bois comuns que cobrem a maioria das vacas em todo Brasil ainda é grande. Por isso, o uso de touros registrados em larga escala possibilitará um salto em produtividade de carne e leite no Brasil, e com sustentabilidade.”, atesta Fraga. Clique abaixo para ver o Passo a Passo para disponibilizar os touros para venda no Pró-Genética online

 Passo a Passo Pró-Genética Online

Fonte: ABCZ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *