ExpoGenética é aberta oficialmente em Uberaba (MG)

ExpoGenética é aberta oficialmente em Uberaba (MG)

expogenetica

Com a participação de técnicos, criadores, pesquisadores e autoridades ligadas ao setor agropecuária, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) abriu oficialmente a 10ª edição da ExpoGenética na manhã desta segunda-feira (21/08) no Parque Fernando Costa. A programação oficial da feira contará com debates, apresentação de atualizações de Sumários, além de leilões e lançamentos, como o da Marca do PMGZ.

“Será uma semana movimentada e importantíssima para o futuro da nossa pecuária. Vamos discutir projetos, técnicas e ações que vão nos ajudar a buscar o avanço do rebanho brasileiro com base no equilíbrio entre genética, fenótipo e a avaliação para uma pecuária cada vez mais produtiva e eficiente”, destacou o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges.

Em seu discurso, o presidente da ABCZ também ressaltou o avanço do registro genealógico (já foram realizados mais de 15,66 milhões de registros) e do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), que conta com mais de 1900 criadores participantes no PMGZ Corte, e mais de 370 no PMGZ Leite. Para que esse trabalho seja desenvolvido, a Associação possui uma equipe de mais de 100 técnicos de campo.

“O Brasil tem uma grande força na alimentação do mundo e isso se deve a essa evolução tecnológica, aos estudos e àqueles que se dedicam para fazer o nosso país cada vez mais produtivo. Com a ExpoGenética, a ABCZ dá mais um exemplo disso”, comentou o deputado Federal, Marcos Montes.

O secretário de Agricultura de Uberaba, Luiz Carlos Saad, também ressaltou a importância da exposição e do trabalho desenvolvido pelos pecuaristas brasileiros. “Essa terra é um solo sagrado. Temos que nos orgulhar muito do trabalho que aqui é feito, bem como das importantes feiras que realizamos, como a ExpoGenética”, afirmou.

Também participaram da solenidade de abertura os diretores da ABCZ Arnaldo Prata Filho, Eduardo Falcão, Fabiano Mendonça, Gabriel Garcia Cid, Rivaldo Machado Borges Júnior e Valdecir Marin; o Superintendente Geral da entidade, Jairo Machado;  o prefeito de Uberaba, Paulo Piau; o vice-prefeito, João Gilberto Ripposati; o presidente da Emater/MG, Glênio Martins; o gerente regional da Emater, Gustavo Laterza; o coordenador de Transferência de Tecnologia da Epamig Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Reginério Soares Faria; além de pesquisadores de diversas unidades da Embrapa.

Programação. Logo após a cerimônia de abertura da ExpoGenética 2017, foi iniciada a programação técnica com a Mesa redonda: Evoluindo sem perder a adaptação/rusticidade: uma necessidade. Fique por dentro de toda a programação no Parque Fernando Costa, em Uberaba, no link: http://www.abcz.org.br/Exposicoes/Conteudo/25380-Programação?expo=expogenetica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *