Matriz Modelo 3 Modelo Frigorífico! Inscrições já estão abertas

Matriz Modelo 3 Modelo Frigorífico! Inscrições já estão abertas

Expo-Zebu-2018-Shows-e-ingressos

Duas modalidades de avaliação na Expozebu sempre atraem a atenção de todos. Estamos falando da Matriz Modelo – Prêmio Orestes Prata Tibery Jr. e do Concurso Modelo Frigorífico. Ambos acontecem durante os trabalhos de avaliação das raças.

Como participar?

Os expositores podem inscrever animais para essas avaliações além dos 15 oficialmente permitidos pelo regulamento do certame. No caso do Concurso Modelo Frigorífico, o expositor pode ainda concorrer com animais regularmente inscritos para julgamento, dentre os 15, bastando para isso indicar essa modalidade no momento da inscrição. Ainda assim, para o Modelo Frigorífico são disponibilizadas duas inscrições adicionais por expositor. Já para Matriz Modelo os expositores podem inscrever uma matriz a mais, desde que atendam aos requisitos do regulamento.

Como funcionam os dois campeonatos?

Matriz Modelo

O título de Matriz Modelo é disputado em duas modalidades distintas, corte e leite, sendo que a classificação dos animais é conduzida por jurado único escolhido pela Diretoria da ABCZ, pertencente ou não ao quadro de jurados do CJRZ. Somente uma matriz, por raça e modalidade, é premiada, independente do número de participantes. Este prêmio não conta pontos para expositor ou criador. O campeonato tem como objetivo premiar matrizes que aliem, simultaneamente, perfeito enquadramento racial nos padrões oficiais da ABCZ, longevidade produtiva e funcionalidade, refletida em suas proporções, equilíbrio de formas, harmonia de conjunto e regularidade de aprumos.

Na Modalidade Seleção Corte as matrizes precisam ter idade compreendida entre 05 (cinco) até 10 (dez) anos de idade, contados na data base da 84ª Expozebu e com idade ao primeiro parto máxima de acordo com as exigências específicas para cada raça.  No momento do julgamento, as matrizes deverão atender a uma das seguintes condições: 1) estar com prenhez positiva;  2) estar com cria ao pé;  3) estar em regime de colheita de embriões ou ovócitos, e neste caso, ter um parto anterior.

Já na Modalidade Seleção Leiteira participam as  Gir Leiteiro, Guzerá Leiteiro, Sindi e Indubrasil em três categorias distintas: Bronze, Prata e Ouro. As categorias são definidas pela produção leiteira vitalícia da matriz de acordo com a raça. Para a raça Gir Leiteiro, na categoria Bronze a produção vitalícia deve ser igual ou superior a 10.000 kg de leite real; para a Prata, igual ou superior a 20.000 kg de leite real e, para  a Ouro, igual ou superior a 30.000 kg de leite real. Para a raça Guzerá as produções exigidas, respectivamente para Bronze, Prata e Ouro são de 7.500 kg, 15.000 kg e 22.500 kg de leite. Para a raça Sindi e Indubrasil, as produções mínimas exigidas são de 5.000 kg, 10.000 kg e 15.000 kg de leite real.

Concurso Modelo Frigorífico

O Concurso Modelo Frigorífico busca estabelecer um vínculo entre a pecuária seletiva e o setor produtivo de gado de corte, permitindo a interação entre os dois segmentos de forma que as demandas e ações de ambas estejam em sintonia sob o ponto de vista da seleção, do melhoramento genético e da produção.

Podem participar do Concurso Modelo Frigorífico os animais que atenderem às seguintes exigências:

  1. Pertençam a qualquer uma das raças zebuínas;
  2. Sejam do sexo masculino;
  3. Apresentem Registro Genealógico Definitivo na categoria Puros de Origem;
  4. Com idade compreendida entre 16 (dezesseis), inclusive, a 20 (vinte) meses, inclusive, que serão contados tendo como referência a data base da Expozebu;
  5. Apresentarem avaliação genética positiva através do seu índice de seleção, tendo se classificado no máximo em TOP 20% (vinte por cento).
  6. Atendam a todas as exigências constantes do Regulamento da Expozebu, incluindo aquelas referentes à admissão, exame andrológico, sanitárias e de peso mínimo.

É facultado aos expositores, à seu exclusivo critério, a participação de seus animais, sempre limitado à dois indivíduos, nas modalidades de julgamento do Concurso Modelo Frigorífico e na sua respectiva categoria de avaliação da raça na Expozebu.

 Fonte: ABCZ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *