Últimos dias para inscrição de animais no PNAT 2018

Últimos dias para inscrição de animais no PNAT 2018

IMG_0731

Os criadores interessados em pré-inscrever animais no Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) têm até a próxima terça-feira (10) para efetivar o processo. E essa, que será a 9ª edição do programa, conta com algumas novidades. A primeira delas tem a ver com o Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA), que ano passado foi realizado apenas com os touros Nelore.

“Foi uma experiência muito satisfatória em 2017, quando conseguimos atingir melhor padronização dos animais classificados e índice de congelamento de sêmen de 93% para esses animais. Dessa vez todas as raças vão participar, e temos certeza que essa novidade irá elevar ainda mais o nível do programa”, comenta Lauro Fraga, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ.

Outra novidade é a promoção do 1º Leilão de Touros PNAT. O remate será realizado pela Programa Leilões, e acontecerá no dia 24 de agosto, às 13h30, com transmissão ao vivo.

“A participação nesse leilão será facultativa, mas todos os touros participantes do PNAT 2018 poderão entrar. Nossa intenção é aproveitar essa movimentação da feira, para facilitar a negociação entre os criadores. Até porque sabemos que esses animais despertam bastante interesse no público”, explica Lauro Fraga, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ.

Para participar do 1º Leilão de Touros PNAT, será cobrada inscrição de R$1mil ou comissão de 12% sobre a venda do o animal, prevalecendo o valor mais alto entre as duas opções.

TDEA PNAT 2018. Como tradicionalmente acontece, o PNAT 2018 será realizado durante a ExpoGenética.  Dessa vez os criadores terão duas opções de período para desembarcarem os animais na Fazu, onde será realizado o TDEA. A recepção dos touros será feita de 23 a 26 de abril ou entre 7 e 8 de maio. A inscrição deve ser feita pela internet, por meio dos e-mails: rafael.oliveira@abcz.org.brlauro@abcz.org.br ou pmgz@abcz.org.br. Mais informações estão disponíveis nos telefones: (34) 3319-3886/3915.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *