PNAT inova com apresentação de touros em movimento

PNAT inova com apresentação de touros em movimento

PNAT

A avaliação do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) é destaque na programação da ExpoGenética 2018. A edição deste ano trouxe uma novidade importante para os criadores participantes e os técnicos avaliadores: os touros foram apresentados em movimento nesta terça-feira (21). A apresentação, permite uma análise mais completa dos reprodutores, reuniu centenas de pessoas.
Conforme conta o gerente do Pró-Genética, Lauro Fraga, a novidade foi pensada como um aperfeiçoamento do PNAT. “Com os animais em movimento, fica mais viável a avaliação dos aprumos, que são uma característica importantíssima, relacionada à longevidade dos zebuínos. Isso permite que os técnicos votem com mais segurança”, explica Lauro.
A inovação agradou os avaliadores. Para o técnico da ABCZ, Leonardo Machado Borges, os aprumos passarão a ser mais evidenciados durante a análise do PNAT. “O movimento auxilia muito nesse sentido, possibilita avaliar toda a estrutura do animal”, afirma.
Quem também comemora a mudança no funcionamento da apresentação dos touros são os próprios criadores que inscreveram seus animais no programa. Alexandre Martendal, pecuarista de Rondônia, marca presença no PNAT pelo segundo ano consecutivo.
“Essa apresentação em movimento é muito importante. Realmente, a avaliação vai ficar mais fácil por ser feita em um ambiente de pista, e além disso confere um destaque muito positivo para os finalistas da avaliação”, comenta o criador.
Este ano, o PNAT conta com 53 touros pré-classificados de quatro raças: dois exemplares Brahma, dois Sindi, seis Tabapuã e 43 Nelore. Eles estão expostos no Pavilhão Multiuso, durante a ExpoGenética.

Votação. A escolha dos melhores touros acontece no decorrer desta quarta-feira (22). No período da manhã, votarão os criadores e profissionais de Ciências Agrárias e, pela tarde, é a vez dos técnicos da ABCZ.
O resultado com a classificação dos animais será divulgado na sexta-feira (24), a partir das 8h. No mesmo dia, às 13h30, acontece o primeiro ‘Leilão Touros PNAT 2018’, em que todos os criadores que inscreveram animais no programa têm a oportunidade de ofertar os seus touros. O remate será transmitido ao vivo pelo Canal Rural.

 

Fonte: ABCZ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *