ABCZ e associações promocionais debatem regulamento da ExpoZebu

ABCZ e associações promocionais debatem regulamento da ExpoZebu

reuniao

Membros da diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e representantes das associações promocionais das raças zebuínas se reuniram na manhã desta quinta-feira (27) na sede da entidade. Em pauta, o regulamento da ExpoZebu 2019. O objetivo do encontro foi debater detalhes técnicos da feira, considerando as necessidades específicas de cada raça.
“Construir uma ExpoZebu que atenda e respeite as características de cada raça é uma grande preocupação da nossa diretoria. Fizemos essa mesma reunião para as edições 2017 e 2018, e agora para a ExpoZebu 2019, que terá uma importância ainda maior pela comemoração do centenário da ABCZ. Com essa reunião, eu tenho certeza que o regulamento da feira irá valorizar ainda mais as qualidades naturais de cada uma das raças zebuínas”, comemora Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, presidente da ABCZ.
Representando as associações promocionais, estiverem presentes: Paulo Sérgio Scatolin, presidente Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB); André Miranda, diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Gir (AssoGIR); Joaquim Noronha, vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGil); Ana Cláudia Mendes Souza, diretora da Associação dos Criadores de Guzerá e Guzolando do Brasil (ACGB); Daliene Lacerda, assistente administrativa da Associação Brasileira dos Criadores de Indubrasil (ABCI); Nabih Amin El Aouar, presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB); Ronaldo Andrade Bichuette, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Sindi (ABCSindi); Marcelo Ártico, membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã; e Luiz Carlos Rodrigues, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, raça que retorna à programação de julgamentos da ExpoZebu na próxima edição da feira.
“Para o desenvolvimento desse regulamento sempre tivemos a preocupação de ter as promocionais bem perto da gente. Nós somos um grupo de amigos! Tanto Tabapuã, Indubrasil, Nelore… e estamos muito felizes com essa reunião, que foi extremamente positiva”, avalia Marcelo Ártico que, além membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã, é diretor de Relações com as Associações Promocionais da ABCZ.
Durante o encontro, o superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antônio Josahkian, apresentou detalhes do regulamento, incluindo critérios para a divisão dos animais em categorias e escolha dos jurados. Já a gerente do PMGZ Leite, Mariana Alencar, divulgou novidades previstas para o Concurso Leiteiro. “Foi uma oportunidade de detalharmos pontos como premiação, uso de ocitocina e acompanhamento veterinário dessas matrizes”, revela ela.
O presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ABCZ, Marcelo Toledo, também participou da reunião, e destaca a importância do encontro. “Essa é a primeira vez que o Conselho Deliberativo Técnico participa dessa reunião, atendendo, inclusive, uma nova determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que impõe que qualquer mudança no regulamento da ExpoZebu seja referendada pelo conselho, o que também contribuiu com esse perfil democrático da diretoria da ABCZ”, destaca.
Vale ressaltar que a ExpoZebu 2019 será realizada de 27 de abril a 7 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). O regulamento completo será disponibilizado na edição 104 da Revista ABCZ, com lançamento previsto para a primeira quinzena de dezembro de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *