ABCZ divulga mudanças no Regulamento da ExpoZebu 2019

ABCZ divulga mudanças no Regulamento da ExpoZebu 2019

a8fa502b-ce0b-4b28-8d78-988b300751cc.jpg

Durante a reunião entre membros da diretoria da ABCZ e representantes das associações promocionais no dia 27 de setembro, foram definidas mudanças para o Regulamento da ExpoZebu 2019. Além das alterações, foram debatidos pontos que permanecerão como regras técnicas da feira. Confira:

Calendário base

 a8fa502b-ce0b-4b28-8d78-988b300751cc.jpg

A escolha dos jurados

Os expositores, mais uma vez, poderão indicar jurados. Somente serão computadas as indicações feitas até o dia 05/04/2019 e cujos valores estejam devidamente quitados. Para que um expositor tenha direito à indicação, pelo menos 2/3 (dois terços) dos seus animais inscritos devem estar em seu nome nos arquivos do SRGRZ a pelo menos 6 (seis) meses antes da data-base do evento (26/04/2019).

A modalidade de julgamento a ser adotada para todas as raças será de Jurado Único, sempre obedecendo ao regulamento e ao regimento do CJRZ. Seguindo as regras, os expositores de cada raça indicarão, individualmente, 3 (três) jurados a partir de lista disponibilizada; em seguida, serão definidos por sorteio entre os três mais indicados, sendo que a ordem de sorteio será decrescente em função do número de animais inscritos, excluídos aqueles jurados eventualmente já definidos em sorteios anteriores; no caso dos nomes constantes na lista dos mais indicados pelos expositores já tiverem sido definidos pelas regras anteriores, o jurado único, será indicado pelo CJRZ. Já os jurados auxiliares serão definidos pelo CJRZ.

Valores das inscrições

A diretoria da ABCZ optou por manter os valores de inscrições praticados em 2018 e, da mesma forma, a escala de descontos, valorizando a antecipação.  A raça Girolando, por ter sido convidada a participar, terá acesso aos mesmos benefícios dos associados da ABCZ.

Veja a tabela:

c4b1eb0d-2b8f-486c-bcb9-8e662063d649

Campeonatos especiais

Uma das alterações é quanto aos Campeonatos “Matriz Modelo – Prêmio Orestes Prata Tibery Jr” e “Modelo Frigorífico”, que passaram a valer pontos para o resultado dos melhores criadores e expositores para todas as raças participantes. A pontuação corresponde a de um 1º prêmio de categoria (28 pontos). Vale destacar que podem ser inscritos uma fêmea por criador no Campeonato Matriz Modelo e dois animais no “Modelo Frigorífico”, além dos 15 permitidos para julgamento.

Quanto ao Matriz Modelo, outra mudança definida foi o julgamento separado das raças de aptidão leiteira daquelas de aptidão corte.

Concurso Leiteiro

O Concurso Leiteiro da ExpoZebu 2019 virá com novas regras. A fiscalização iniciará 48 horas antes da primeira ordenha oficial e, a partir do início da mesma, as ordenhas não oficiais deverão ser realizadas de acordo com o regulamento. Vale destacar que a duração da ordenha passa a ser de até 20 minutos.

Competirá ao Médico Veterinário Responsável pelo Concurso Leiteiro: fazer as avaliações clinicas dos animais, antes e posteriormente à execução do concurso; receber e avaliar todos os planos nutricionais entregues pelo criador; e deliberar se o animal possui condições para participação.

De acordo com o regulamento, está impedido o uso de quaisquer substâncias aplicadas por via injetável, intramamária, inalatória ou sob a forma de colírio, só será permitido via forma oral até 30 (trinta) minutos antes do início de cada ordenha. A aplicação de ocitocina é permitida exclusivamente no momento da ordenha e deverá ser um procedimento padrão definido e executado do início ao fim do concurso.

Para obtenção do resultado final, permanece a eliminação da ordenha de maior produção dentre as 10 (dez) válidas. A partir de agora, os resultados serão apresentados da seguinte forma: 1-Produção total de leite e leite corrigido para sólidos totais; 2-Produção média de leite e leite corrigido para sólidos totais, obtida em 24 horas.

O leite corrigido para sólidos totais será calculado por meio da seguinte expressão de acordo com Tyrrell & Reid (1965): LCST(kg)= 12,3 * (g de gordura) + 6,56 * (g de sólidos não gordurosos) – 0,0752 * (kg de leite).

Outra mudança é quanto ao julgamento de melhor úbere, que passa a ser executado de forma aleatória.

Tabela de peso

Foram mantidas as tabelas de pesos mínimos para todas as raças, com exceção para Nelore Mocho, que passa a adotar o seguinte critério:

a7441036-2240-4b68-9aa2-aaf77b60dad8

Habilitação julgamento leiteiro

Não serão utilizadas as lactações com o ajuste à idade adulta. Adicionalmente, será exigido que a matriz detentora desta lactação possua PTA Leite positivo na avaliação genética vigente.

Idade para julgamento

Para a raça Gir, em 2019, a idade máxima será reduzida de 144 meses para 120 meses. A redistribuição das categorias será discutida e definida em comum acordo entre a ABCZ e as associações promocionais da raça, ABCGil e Assogir.

Para a raça Guzerá, a idade máxima para julgamento foi ampliada para 36 meses. Com a mudança, os campeonatos da raça ficarão da seguinte forma:

cd56cd71-da73-46e1-983a-d19508d5017b

iltro Genético.

A exigência progressiva nos níveis de filtros genéticos foi suspensa para os pais dos animais em pista, permanecendo apenas a exigência do próprio animal que deve ser no máximo de TOP 40%. Vale lembrar que essa condição de classificação do animal é feita no momento de sua concepção, ofertando um direito adquirido. Já no caso da situação inversa, ou seja, o animal que nascer com um TOP maior que 40% e evoluir positivamente poderá participar de julgamentos.

Datas de julgamentos.

f06fb532-ffaa-4b15-b21e-7358d034fa4c

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *