ExpoGenética. Aberto o Congresso das Raças Zebuínas

ExpoGenética. Aberto o Congresso das Raças Zebuínas

expogenetica2

Foi aberto, hoje de manhã, no Tatersal Rubico Carvalho, dentro do Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG, o 9º Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas e a 8ª edição da ExpoGenética. Cerca de 300 pessoas, entre técnicos, estudantes e profissionais que atuam no segmento pecuário, além de criadores e técnicos da ABCZ de todo o Brasil estiveram presentes. Antes das atividades o cerimonial procedeu a assinatura de um convênio de cooperação entre a FUNDAGRI, FAZU e EMATER para a continuidade da capacitação do corpo técnico da EMATER/MG através de iniciativas e cursos da faculdade. Pela Fundagri o documento foi firmado pelo diretor Administrativo e Financeiro, Fabio Melo Borges; pela FAZU, assinou o diretor acadêmico Carlos Henrique Cavallari e pela EMATER-Minas, o gerente Regional de Uberaba, Gustavo Laterza de Deus.

Para iniciar as palestras os participantes ouviram os pronunciamentos do prefeito municipal de Uberaba, Paulo Piau e do presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos que destacou o crescimento dos dois eventos demonstrando os números recorde de inscrições de animais para a mostra e os concursos, além da evolução dos rebanhos inseridos no PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos). No meio do discurso Paranhos abordou as questões relacionadas aos temas que serão debatidos no Congresso e ressaltou o nível de conhecimento dos palestrantes convidados.

Leia a íntegra do pronunciamento do presidente Claudio Paranhos:

BOM DIA, BEM VINDOS À EXPOGENÉTICA 2.015 E AO 9º CONGRESSO BRASILEIRO DAS RAÇAS ZEBUÍNAS.

AGRADEÇO A PRESENÇA DOS MEUS COMPANHEIROS DE DIRETORIA, DOS NOSSOS TÉCNICOS DA ABCZ QUE VIERAM DE VÁRIAS REGIÕES DO BRASIL, DOS REPRESENTANTES DOS PROGRAMAS DE MELHORAMENTO: ANCP, EMBRAPA GENEPLUS, IZ, PAINT, QUALITAS, CBMG (CENTRO BRASILEIRO DO MG DO GUZERÁ), PNMGL, EQUIPE TÉCNICA DO PMGZ E DEMAIS PARTICIPANTES.

SENHORAS E SENHORES,

EXPOGENÉTICA:

CRIADA EM 2008 COM O PROPÓSITO DE CONCENTRAR O DEBATE SOBRE MELHORAMENTO GENÉTICO DE BOVINOS, A EXPOGENÉTICA SE CONSOLIDA TAMBÉM COMO UMA DAS PRINCIPAIS MOSTRAS DE GADO DO PAÍS E PALCO DE GRANDES LEILÕES DE GADO AVALIADO. AINDA NA GESTÃO DO ENTÃO PRESIDENTE JOSÉ OLAVO BORGES MENDES, COM PARTICIPAÇÃO DIRETA DE GRANDES SELECIONADORES, COMO O SR. CLAUDIO SABINO CARVALHO, SURGIU A OPORTUNIDADE DE CONSTRUÇÃO DESTE EVENTO.

AGRADEÇO O APOIO FUNDAMENTAL DOS PRINCIPAIS PROGRAMAS DE AVALIAÇÃO GENÉTICA, ANCP, EMBRAPA GENEPLUS, IZ, PAINT, QUALITAS, CBMG (CENTRO BRASILEIRO DO MG DO GUZERÁ), PNMGL e EQUIPE TÉCNICA DO PMGZ.

COMO NOVIDADE PARA ESTE ANO TEREMOS AMANHÃ, DIA 18, O LANÇAMENTO CONJUNTO DOS SUMÁRIOS DE TOUROS DE CINCO DESTES PROGRAMAS: PMGZ, IZ, ANCP, PAINT E GENEPLUS.

AGRADEÇO TAMBÉM O APOIO DAS CENTRAIS DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL, ALTA GENETICS, CRV LAGOA E ABS PECPLAN, QUE SÃO PARCEIRAS DESTE EVENTO DESDE A PRIMEIRA EDIÇÃO.

ESTE ANO TEMOS MAIS DE 800 ANIMAIS NO PARQUE FERNANDO COSTA; UM CRESCIMENTO DE 44 % EM RELAÇÃO AO ANO PASSADO.

ALÉM DA MOSTRA, A EXPOGENÉTICA 2015 CONTA EM SUA PROGRAMAÇÃO COM 9 LEILÕES OFERTANDO ANIMAIS SUPERIORES, CONCURSO LEITEIRO NATURAL, REALIZADO NA FAZU, ESCOLHA DOS REPRODUTORES DO PNAT E TREINAMENTO PARA ATUALIZAÇÃO DOS NOSSOS TÉCNICOS.

TAMBÉM O PRÊMIO CLAUDIO SABINO CARVALHO PARA ESCOLHA DAS MELHORES MATRIZES, DE CADA RAÇA ZEBUÍNA: 12 MATRIZES.

TEREMOS A MAIOR EDIÇÃO DA HISTÓRIA DO PNAT, COM 87 TOUROS JOVENS CANDIDATOS NESTA 6ª BATERIA, QUE TERÃO SUA GENÉTICA DISSEMINADA PARA OS 277 REBANHOS COLABORADORES EM TODO O PAÍS. DESDE O INÍCIO DO PNAT JÁ FORAM DISTRIBUÍDAS 35 MIL DOSES DE SÊMEN GRATUITAMENTE, PARA REBANHOS COLABORADORES DE 18 ESTADOS.

9º CONGRESSO BRASILEIRO DAS RAÇAS ZEBUÍNAS

GENÉTICA E SUSTENTABILIDADE, GENÉTICA E ECONOMIA, GENÔMICA NA SELEÇÃO DAS RAÇAS ZEBUÍNAS, 3 PAINÉIS IMPORTANTES, CONDUZIDOS POR GRANDES EXPOENTES DO MEIO ACADÊMICO E CIENTÍFICO.

GERALDO BUENA MARTHA JUNIOR, PESQUISADOR DA EMBRAPA ENGENHEIRO AGRÔNOMO COM MESTRADO E DOUTORADO EM AGRONOMIA PELA ESALQ, POS DOUTORADO E ECONOMIA PELA UNB, COORDENADOR GERAL DO SISTEMA EMBRAPA DE INTELIGÊNCIA, O AGROPENSA, PARCEIRO DA ABCZ E DO GTPS NO PROJETO “DISMISTIFICANDO A PECUÁRIA BRASILEIRA”, CONDUZIRÁ O PAINEL GENÉTICA E SUSTENTABILIDADE E DEBATERÁ COM OUTROS CRAQUES:

PROFESSOR JOSÉ AURÉLIO GARCIA BERGMAN, DA UFMG, MÉDICO VETERINÁRIO, DOUTORADO E PÓS-DOUTORADO EM ANIMAL SCIENCES; FABYANO FONSECA E SILVA, DA UFV, ZOOTECNISTA COM DOUTORADO E PÓS-DOUTORADO EM ESTATÍSTICA; FERNANDO FLORES CARDOSO, PESQUISADOR DA EMBRAPA PECUÁRIA SUL, MÉDICO VETERINÁRIO COM MESTRADO EM ZOOTECNIA E DOUTORADO EM ANIMAL SCIENCES; HENRIQUE TORRES VENTURA, ZOOTECNISTA COM DOUTORADO E PÓS-DOUTORADO EM MELHORAMENTO GENÉTICO E LUIZ JOSAHKIAN, ZOOTECNISTA E SUPERINTENDENTE TÉCNICO DA ABCZ.

AMANHÃ, NO PAINEL GENÉTICA E ECONOMIA, O PROFESSOR SERGIO DE ZEN TAMBÉM AGRÔNOMO COM MESTRADO EM ECONOMIA E DOUTORADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, DIVIDIRÁ AS DISCUSSÕES COM A ZOOTECNISTA LENIRA EL FARO ZADRA, QUE TEM MESTRADO EM GENÉTICA E MELHORAMENTO ANIMAL E DOUTORADO EM ZOOTECNIA, PESQUIZADORA DA APTA EM RIBEIRÃO PRETO; URBANO ABREU MÉDICO VETERINÁRIO COM MESTRADO EM GENÉTICA E MELHORAMENTO ANIMAL E DOUTORADO EM ZOOTECNIA, HOJE PESQUIZADOR DA EMBRAPA PANTANAL; CARLOS HENRIQUE CAVALLARI MACHADO, ZOOTECNISTA E DIRETOR ACADÊMICO DA FAZU, COM LARGA EXPERIÊNCIA COMO SUPERINTENDENTE DE MELHORAMENTO GENÉTICO DA ABCZ, ONDE ATUOU ATÉ 2014; JUAN LEBRÓN, ZOOTECNISTA E SUP. DE MARKETING DA ABCZ.

NA SEQUÊNCIA, NO ÚLTIMO DIA DO CONGRESSO, TEREMOS A GENÔMICA NA SELEÇÃO DAS RAÇAS ZEBUÍNAS PAINEL CONDUZIDO POR LUCIANA CORREIA DE ALMEIDA REGITANO, MÉDICA VETERINÁRIA COM MESTRADO E DOUTORADO EM GENÉTICA E MELHORAMENTO, PESQUISADORA DA EMBRAPA SULDESTE; MARIA GABRIELA CAMPOLINA DINIZ PEIXOTO, MÉDICA VETERINÁRIA COM MESTRADO EM ZOOTECNIA E DOUTORADO EM CIÊNCIA ANIMAL. PARTICIPARÃO DOS DEBATES TAMBÉM O LUIZ JOSAHKIAN E A DOUTORA VANIA MALDINI PENNA, MÉDICA VETERINÁRIA COM MESTRADO EM ZOOTECNIA E DOUTORADO EM CIÊNCIAS.

COMO ÚLTIMO RECADO GOSTARIA DE FALAR RAPIDAMENTE SOBRE UMA NOVA AÇÃO QUE A ABCZ, A FAZU E O CEPEA ESTÃO DESENVOLVENDO…”

Fonte e foto: ABCZ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *