Tabapuã: Sucesso no PNAT!

Radiado Fiv de Tabapuã
Radiado Fiv de Tabapuã

Radiado FIV de Tabapuã

Durante a ExpoGenética, de 16 a 23 de agosto, aconteceu nos dias 19, 20 e 21 o PNAT –  Programa nacional de Avaliação de Touros Jovens. Os animais inscritos no programa foram submetidos a avaliação por parte de integrantes das comissões formadas por criadores, técnicos da ABCZ e técnicos das centrais de sêmen.

Dos  sete animais da raça Tabapuã  que participaram do programa, os classificados foram Radiado FIV de Tabapuã, Fazenda Água Milagrosa / Tabapuã da Gê 05 e Fenômeno FIV CCC, Fazenda Mutema.

O PNAT tem como objetivo:

• Identificar nas populações zebuínas sob seleção no PMGZ, touros jovens e promissores cujas avaliações genéticas sejam positivas.

• Criar um mecanismo que possibilite a avaliação genética desses tourinhos incluindo o desempenho de suas progênies de forma sistemática e rápida, aumentando significativamente a confiabilidade de seus valores genéticos.

• Pela identificação de novos indivíduos, contribuir para o aumento da variabilidade genética nas populações zebuínas sob seleção.

• Disponibilizar um sistema de livre acesso a todos os criadores que participam do PMGZ e que tenham interesse em disponibilizar a genética de sua seleção através da inseminação artificial.

Marcelo Ártico, presidente da ABCT – Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã disse estar muito satisfeito com a participação da raça no programa. Ano que vem tem mais e certamente a raça Tabapuã estará presente com muito mais força.

Fotos:  Fenômeno FIV CCC e Radiado FIV de Tabapuã

“Noxon é parceira e apoia a Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã”

Quando se exige confiança, não pode faltar essa marca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *