PNAT já tem quase 140 rebanhos inscritos

PNAT já tem quase 140 rebanhos inscritos

PNATcadastro

Apenas um mês após a divulgação do resultado do PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens) 2015, o número de rebanhos colaboradores cadastrados para receber sêmen dos reprodutores da sexta bateria já chegou a 138 propriedades. A expectativa é de que sejam distribuídas este ano 10 mil doses de sêmen dos 19 touros classificados, sendo um Brahman, um Guzerá, dois Tabapuã e 15 Nelore. Desde que foi criado, em 2010, o PNAT já distribuiu 35.326 doses em 18 Estados.

Para quem já atua como rebanho colaborador, o PNAT foi uma oportunidade de estar na vanguarda do melhoramento genético.

Os interessados em receber o material genético da sexta bateria devem fazer a inscrição pelo site da ABCZ. Cada rebanho colaborador receberá gratuitamente 30 doses, de no mínimo três touros selecionados. É preciso ser participante do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) Corte e possuir número mínimo de 60 matrizes aptas à reprodução. Também é preciso manter escrituração zootécnica e transmissão de dados para a ABCZ em dia, utilizar o sêmen dentro de dois anos e somente em matrizes das categorias Puros de Origem – PO ou Livro Aberto – LA e inscrever os produtos filhos dos Touros Jovens no Controle do Desenvolvimento Ponderal (CDP).

Acesse a lista de touros do PNAT 2015 que terão doses de sêmen distribuídas este ano. Link: http://www.abcz.org.br/abczUploads/Arquivos/362.pdf

Fonte e foto: ABCZ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *