ABCZ supera marca de 1.000 PGPs confinadas

ABCZ supera marca de 1.000 PGPs confinadas

Corrego ABCZ

A Prova de Ganho em Peso (PGP) é uma importante ferramenta de seleção para os criadores. O processo que consiste em submeter animais machos, com variação de idade de no máximo 90 (noventa) dias, a um mesmo manejo e regime alimentar durante um determinado período facilita a avaliação de desempenho nas características de ganho em peso, peso final e tipo para que sejam identificados os indivíduos de melhor potencial genético para reprodução ainda em uma fase precoce. As finalidades da prova são testar e disponibilizar ao mercado, tourinhos com alto desempenho produtivo e com biótipo adequado a produção de carne; identificar entre os participantes aqueles de melhor desempenho no ganho em peso, no peso final a uma idade padronizada; servir como um instrumento de seleção entre rebanhos, através do processo de avaliação posterior da fase de desmame; auxiliar nas avaliações e testes de progênies de reprodutores, principalmente daqueles que não dispõem de informações anteriores em testes de desempenho individual; possibilitar as avaliações de mudanças genéticas ocorridas nas populações envolvidas nas características selecionadas, através do acúmulo das informações zootécnicas.

As PGPs podem ser desenvolvidas a pasto ou em regime de confinamento. A ABCZ realiza desde o ano de 1972 até o momento, 1000 Provas de Ganho em Peso modalidade Confinamento, com 35.402 animais. Destas 1000 PGPs, 36 provas estão em andamento, totalizando 1082 animais das raças zebuínas. A milésima PGP confinada da ABCZ está sendo desenvolvida na Fazenda Córrego de Santa Cecília, no município de Uchoa, Estado de São Paulo. O selecionador Rodolpho Ortenblad apartou para a edição, que é a de número 77 na propriedade, um lote de 25 animais da raça Tabapuã. A prova que está em andamento se encerrará em 15 de janeiro de 2016. O plantel e as metodologias utilizadas na Fazenda Córrego de Santa Cecília estão destacados na edição 88 da revista ABCZ. Nas páginas 48 e 49 a editora Larissa Vieira entrevista o titular do criatório e aborda a atenção que ele tem dado aos acasalamentos com touros eleitos nas baterias do PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens).

As PGPs a pasto já estão no número 1.416. Para realizar uma PGP ou participar de uma prova, que também pode ser coletiva e multi raças, o criador pode se informar com os técnicos da ABCZ que atendem a região ou entrar em contato nos endereços pgp@abcz.org.br ou cdp@abcz.org.br, e também pelo telefone (34) 3319 3843.

Fonte: ABCZ
Foto:  Jadir Bison

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *