Acasalamento de curral é novo serviço do PMGZ

PMGZ

Novo serviço passa a ser oferecido pelos técnicos de campo da ABCZ, sem custos adicionais aos criadores que participam do programa

Visando incentivar o uso efetivo das ferramentas do 100% PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), especialmente o SIAG (Sistema Integrado de Avaliações Genéticas), a ABCZ passa a oferecer uma nova modalidade de prestação de serviços aos criadores participantes do 100% PMGZ com número menor ou igual 30 matrizes inscritas no programa.

A partir de agora, os criadores com até 30 matrizes poderão contar com o serviço de acasalamento de curral das matrizes de sua propriedade. O processo será conduzido por um técnico habilitado do Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas e será realizado durante o atendimento normal dos serviços de RGN, RGD e/ou pesagens do Controle do Desenvolvimento Ponderal – CDP. Desta forma, não haverá custos adicionais.

“A medida se aplica apenas àqueles criadores com um número de matrizes no PMGZ menor ou igual a 30, devido ao fato de que plantéis maiores que esses não seriam possíveis de serem contemplados em um mesmo atendimento envolvendo todos os serviços mencionados.

Na prática, o técnico deverá comunicar o criador com antecedência sobre esse atendimento especial, possibilitando que o processo seja acompanhado, caso queira”, explica o superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian.

O trabalho consiste no uso da ferramenta eletrônica SIAG e, imediatamente depois, sua aplicação prática com as sugestões de acasalamentos individuais de cada uma das matrizes devidamente analisadas. Para tanto, o técnico utilizará as recomendações de acasalamento do SIAG associando-as aos seus conhecimentos complementares de seleção, que envolvem outras características não contempladas no sistema eletrônico.

Para saber mais detalhes sobre esta nova modalidade de prestação de serviço, entre em contato com o técnico responsável pelo atendimento em sua propriedade.

Os criadores que ainda não aderiram ao 100% PMGZ e, que tem interesse no serviço, devem consultar os técnicos de campo em suas regiões para terem orientação sobre as  vantagens oferecidas pelo programa.

Fonte: ABCZ

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *