PNAT: Rebanhos começam a receber material genético

PNAT: Rebanhos começam a receber material genético

PNAT

Rebanhos colaboradores do PNAT começam a receber material genético

Distribuição é feita através de centrais de inseminação e deve continuar até abril

O Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) 2018 iniciou a sua última etapa: o congelamento e distribuição de sêmen dos reprodutores classificados. Ao todo, 20 animais terão material genético distribuído entre os rebanhos colaboradores.

“Estes rebanhos vão receber gratuitamente o sêmen e, depois, terão as progênies avaliadas pelo Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ). É um momento importante em que democratizamos essa genética e contribuímos para a melhoria contínua do rebanho brasileiro. E o que notamos é um comprometimento muito grande dos participantes, tanto dos proprietários de touros, quanto de quem recebe e usa as doses”, destaca Lauro Fraga, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ.

O empenho dos criadores envolvidos fica evidente com os números registrados pelo Programa. De 2010 a 2017, foram comunicados na ABCZ mais de 52 mil bezerros filhos de touros PNAT, sendo que 33.149 (63.7%) tiveram pesagens válidas no CDP (Controle de Desenvolvimento Ponderal).

Durante o período, foram distribuídas mias de 73 mil doses de sêmen de touros PNAT. Este ano, a expectativa é distribuir 14 mil, através de parceria com as centrais ABS, Alta, Bela Vista, CRV, Semex e Tairana. “Esse número só com relação a distribuição gratuita através do Programa. Mas, ao mesmo tempo, muitos dos touros classificados vão para o mercado, onde são supervalorizados, e também tem material genético comercializado”, afirma Fraga, lembrando que até julho deste ano, mais de 192 mil inseminações foram comunicadas à ABCZ.

Para a edição 2018 do PNAT, ainda há vagas para rebanhos colaboradores. O cadastro para recebimento gratuito de sêmen é feito no Departamento Técnico. O criador pode acessar a ficha de inscrição no site da ABCZ e enviá-la preenchida para os e-mails: tecnico097@abcz.org.br e edson.filho@abcz.org.br

Fonte: ABCZ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *