ABCZ divulga o regulamento do TDEA PNAT 2019

PNATcadastro

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu divulgou o regulamento da 10ª edição do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens – PNAT 2019.  Os animais foram selecionados com base na avaliação genética do PMGZ 2019/1, e somente estarão aptos a participarem se atenderem os critérios gerais e por raças descritos a seguir: Para todas as raças: DECA iABCZ igual a 1; DECA menor ou igual a 5 para pelo menos uma característica dentro de cada agrupamento: crescimento, maternais e reprodutivas; pai com DECA iABCZ menor ou igual a 2 e não ter pendência junto ao SRGRZ. Para as raças NELORE e NELORE MOCHO, além das exigências anteriores, o touro candidato deve ter sido classificado como superior ou elite no CDP para peso calculado aos 210 dias (no grupo de contemporâneos).

A participação no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar é obrigatória para todas as raças zebuínas, cada criador poderá inscrever até três animais por raça, de sua propriedade sendo que, após o encerramento das inscrições, em havendo vagas remanescentes, poderão inscrever mais animais, obedecendo as regras do regulamento.

Assim como nos anos anteriores, o TDEA será realizado na Fazenda Escola da Fazu, em Uberaba (MG), tendo o acompanhamento nutricional supervisionado por professores da instituição, com larga experiência no assunto. Os animais serão agrupados em 4 faixas etárias, entre 18 e 30 meses. Para que sejam validadas, as faixas etárias deverão conter, obrigatoriamente, no mínimo 4 (quatro) animais por classe. O período total do teste efetivo será de 91 dias, sendo a recepção dos animais nos dias 06 e 07 de maio e a pesagem de entrada na adaptação no dia 08 de maio. A pesagem final do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar será no dia 07 de agosto. Os exames de ultrassonografia de carcaça, andrológico, Brucelose, Tuberculose e colheita de material biológico para genotipagem serão feitos em todos os animais participantes. Vale destacar que durante o teste, os animais terão acompanhamento veterinário dos profissionais do Hospital Veterinário de Uberaba.

Os animais classificados no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar participarão da ExpoGenética 2019, onde serão submetidos a análise e aprovação de criadores participantes do PMGZ, técnicos da área de ciências agrárias e técnicos da ABCZ. Os criadores participantes do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA), também terão a oportunidade de ofertar os animais no Leilão TOUROS PNAT 2019. O remate acontecerá no dia 23 de agosto, logo após a divulgação dos resultados do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens.

As inscrições vão até o dia 05 de abril, o valor da taxa é de R$2.300,00, mesmo valor do ano passado, e pode ser dividido em até quatro parcelas. O regulamento completo está disponível aqui

Sobre o PNAT. O PNAT foi lançado em 2010, ao todo, 128 touros congelaram e tiveram mais 87 mil doses distribuídas para rebanhos colaboradores participantes do PMGZ em todo Brasil.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *