ABCZ divulga lista de touros classificados no TDEA/ PNAT 2019

ABCZ divulga lista de touros classificados no TDEA/ PNAT 2019

PNATcadastro

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) divulgou na tarde desta quarta-feira (14) a lista de touros classificados no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), edição 2019. Dessa vez, 75 animais foram classificados, sendo quatro da raça Brahman, 59 Nelore (mocho e padrão), cinco da raça Sindi e sete Tabapuã.

“O resultado é extremamente satisfatório, pois foram classificados animais realmente eficientes em Consumo Alimentar Residual e com boa carcaça frigorífica”, destaca Lauro Fraga, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, que complementa explicando que o teste foi realizado durante 91 dias, sendo que o índice final é composto por 40% de conversão alimentar residual; 40% de ganho de peso diário no período; 15% área de olho de lombo e 5%  de acabamento de carcaça.

Fraga destaca ainda que já na próxima sexta-feira (16) todos os animais selecionados serão transferidos da Fazenda Escola da Fazu para o Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). No local, será realizada a 3ª etapa do PNAT, que consiste na avaliação de criadores e técnicos presentes na ExpoGenética.

Seguindo o calendário da prova, na terça-feira (20) todos os touros serão apresentados individualmente no pavilhão Multiuso, das 8h às 10h, sendo que no dia seguinte será realizada a votação. Já o resultado será divulgado no dia 23, a partir das 9h.

Recorde. Considerada a maior edição dos últimos anos, a quantidade de animais participantes do TDEA/PNAT 2019 foi 46% maior na comparação com a edição passada. Ao todo, 168 zebuínos participaram. Para os proprietários de touros que não foram classificados para a próxima fase, mas que tenham interesse em comercializá-los durante o 2º Leilão PNAT, a orientação é de que entrem em contato com a Programa Leilões e a ABCZ, para que também seja providenciada a transferência do touro para o Parque Fernando Costa. Na ABCZ, basta ligar no telefone (34) 3319-3915.

Confira no link abaixo a lista dos animais classificados no TDEA/ PNAT 2019:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *