Resultado do PNAT 2019

6851841a-8e60-4cdd-b7fa-398e522dc049.jpg

Como um dos pontos altos na programação da 12ª ExpoGenética, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) anunciou na manhã desta sexta-feira (23) a lista dos touros selecionados na edição 2019 do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT). Em uma versão com recorde de animais participantes, 168 exemplares foram inscritos, sendo que 75 foram classificados no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA) e 22 foram selecionados na ExpoGenética, após serem submetidos à votação de criadores e técnicos.

“O balanço dessa edição é extremamente positivo. Conseguimos mostrar, mais uma vez, o alto nível do PMGZ, e consequentemente dos touros classificados PNAT, e o quanto nós podemos contribuir com o melhoramento genético efetivo da população zebuína brasileira e também com o rebanho comercial, melhorando efetivamente a pecuária”, destaca Lauro Fraga, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ.

Fraga destaca ainda que dos 22 touros classificados, dois são da raça Brahman, 15 são Nelore (entre padrão e mocho), dois são da raça Sindi e três são Tabapuã. “Todo criador busca avaliação e o PNAT nos oferece justamente isso. Dessa forma, ter um animal classificado nesse programa é muito gratificante. Nos mostra que estamos no caminho certo”, diz Paulo Sérgio Scatolin, proprietário de um dos touros classificados na raça Brahman.

Conjunto Progênie de Pai. Como uma das novidades nesta edição da ExpoGenética, também foram premiados os melhores conjuntos Progênie de Pai de Touros classificados no PNAT. A avaliação é voltada a grupos constituídos por quatro filhos com idade até dezoito meses, de touros classificados no programa desde 2010 a 2018, entre outras características.

“Todo prêmio é muito bem-vindo, mas essa inovação que a ABCZ trouxe é muito importante para mostrarmos para todo mundo os frutos do PNAT. Até porque não basta escolher um touro, esse animal precisa produzir e essa avaliação é uma forma de você demonstrar essa produção. Ficamos muito satisfeitos”, destaca Antonio Aurico, gerente de Pecuária do grupo Nelore Di Gênio, que fez dobradinha com a premiação de ‘Conjunto Campeão’ e ‘Conjunto Reservado Campeão’.

Confira abaixo a lista completa dos animais selecionados no PNAT 2019:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *