ABCZ divulga o resultado da 2ª fase do PNAT 2020

ABCZ divulga o resultado da 2ª fase do PNAT 2020

07533629-5d45-4e32-b8c0-1574b104eb93.jpg

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ divulgou a lista de touros classificados como superiores no Teste de Eficiência e Desempenho Alimentar (TDEA), realizado na Fazenda Escola da Fazu, em Uberaba (MG).

O teste que corresponde a 11ª edição do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) 2020 contou com a participação de 156 animais das raças Brahman, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã, oriundos de 78 criatórios, de 11 estados brasileiros, representando o que há de melhor dentro dos animais avaliados pelo Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ).

De acordo com o calendário do TDEA, foram 21 dias de adaptação e 56 dias de prova efetiva, onde foi mensurado o ganho de peso e o Consumo Alimentar Residual. Os animais também foram submetidos a exames de ultrassonografia de carcaça e de forma inovadora foi introduzida a avaliação visual pelo método EPMURAS.

Os animais classificados serão transferidos para o Parque Fernando Costa no dia 17 de agosto e no dia 20 de agosto (quinta-feira), acontece a votação que este ano será feita por uma comissão técnica formada pelos jurados Célio Arantes Heim, Fábio Eduardo Ferreira, Lauro Fraga Almeida, Rafael Resende de Oliveira e Rodrigo Coutinho Madruga. Esta comissão vai escolher os touros que vão seguir para a quarta fase do PNAT, que é a coleta, industrialização e distribuição de sêmen para os rebanhos de colaboradores.

O resultado com a classificação dos animais será divulgada na sexta-feira (21), a partir das 8h. Toda a programação será transmitida pela TV, no Canal do Boi, e pela internet, no canal da ABCZ no YouTube. Lembrando que não será permitida a entrada de público no local, apenas dos jurados terão acesso à área.

Confira abaixo a relação dos touros classificados como superiores no Teste de Eficiência e Desempenho Alimentar (TDEA):

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *