ABCZ divulga lista de touros candidatos ao PNAT 2021

ABCZ divulga lista de touros candidatos ao PNAT 2021

IMG_0769

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) divulgou hoje (04) a lista de touros pré-classificados para a edição 2021 do PNAT – Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens. Os criadores interessados devem agendar a visita do técnico credenciado da ABCZ para vistoria e confirmação de sua participação no TDEA. De acordo com o regulamento os animais candidatos serão obrigatoriamente avaliados previamente em suas propriedades de origem.

“O objetivo é proporcionar tempo hábil para que os criadores possam agendar uma visita técnica com o objetivo de definir quem serão, entre os animais candidatos, aqueles que poderão participar do PNAT 2021. Na visita técnica os touros deverão receber o Registro Genealógico Definitivo atingindo, obrigatoriamente, a pontuação de “muito bom” ou “excelente” no EPMURAS. É recomendável, também, que os touros sejam submetidos ao exame andrológico”, explica Gabriel Garcia Cid, diretor Técnico da ABCZ.

Os animais aprovados deverão ser encaminhados para o Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar, que será realizado nas dependências da FAZU – Faculdades Associadas de Uberaba, em Uberaba (MG). O Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar será conduzido de acordo com as normas contidas no Manual de Procedimentos de Mensuração de Consumo Individual de Alimento em Bovinos de Corte.

Os critérios para seleção dos animais são: Para as raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Sindi e Tabapuã: DECA iABCZ igual a 1; DECA menor ou igual a 5 para pelo menos uma característica dentro de cada agrupamento: crescimento, maternas e reprodutivas; 18 a 25 meses de idade na ExpoGenética 2021 – Nascimentos entre 15/07/2019 e 15/02/2020; Pai com DECA iABCZ menor ou igual a 5.  Para as raças Nelore e Nelore Mocho:  DECA iABCZ igual a 1; Todas as características que compõem o iABCZ devem ter DECA menor ou igual a 5, admitindo-se apenas uma característica DECA maior que 5 dentro de cada agrupamento: crescimento, maternas e reprodutivas; 18 a 25 meses de idade na ExpoGenética 2021 – Nascimentos entre 15/07/2019 e 15/02/2020; Pai com DECA iABCZ menor ou igual a 2.

Cada criador pode inscrever até 5 animais, por raça, sendo que, após o encerramento das inscrições, em havendo vagas remanescentes, os criadores com animais já inscritos poderão inscrever mais animais. As inscrições vão até o dia 19 de março de 2021.

“É importante mencionar que esta lista poderá sofrer alterações quando a Avaliação Genética 2021-1 for liberada. Neste sentido, novos animais que atingirem os índices satisfatórios de avaliação genética poderão ser incluídos. Por outro lado, os animais desta lista, que tiverem a avaliação alterada para um índice igual ou maior que DECA 3 no iABCZ, serão desclassificados. Portanto, esta lista não é definitiva, podendo ser usada como uma referência para escolha dos candidatos ao PNAT.”, explica Luiz Antonio Josahkian, superintendente Técnico da ABCZ.

Para mais informações, entre em contato com a equipe Técnica da ABCZ através dos e-mails: lauro@abcz.org.br; pmgz@abcz.org.br; edson.filho@abcz.org.br e rafael.oliveira@abcz.org.br e telefones  (34) 3319-3915 (Lauro) (34) 3319-3843 (Ismar) (34) 3319-3880 (Edson) e  (34) 3319-3880 (Rafael).

A lista de touros pré-classificados por raça para o PNAT 2021 pode ser visualizada através do endereço eletrônico http://www.abcz.org.br/Home/Conteudo/24795-Pre_selecionados-PNAT-2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *