Novo prazo para participação nos projetos de Genômica

Novo prazo para participação nos projetos de Genômica

cd4edc5b-ec9e-4c50-8c4f-c448df977441.jpg

Os criadores participantes dos projetos ‘2 por 1’ e ‘Ganho Total’, desenvolvido pela ABCZ em parceria com Neogen, e que queiram incluir os dados de seus animais na Avaliação Genética 2021/2, terão novos prazos para enviar as amostras à entidade.

Para o projeto Ganho Total, que visa atender criadores que buscam formar ou aumentar o banco de dados genômico individual, o prazo para envio de amostras é até o próximo dia 15 de março. Aqueles que seguirem esse prazo, além de publicarem as DEPs genômicas dos exemplares, também terão bônus de 5%, ou seja, a cada 20 amostras enviadas, uma é bonificada.

Já no projeto 2 por 1, a cada dois animais que o criador genotipar, a ABCZ pagará os custos da genotipagem de uma fêmea de seu criatório, limitado a 5% do plantel ativo de vacas do criador no PMGZ. Na prática, se 5% do número de matrizes ativas do criador inscritas no PMGZ corresponder a 10 animais, por exemplo, o criador poderá fazer até 30 genotipagens, sendo 10 gratuitas, escolhidas da lista de fêmeas, e 20 genotipagens de animais escolhidos à seu critério com investimento próprio.

Importante destacar que os projetos, que fazem parte das ações da ABCZ dentro do PMGZ Genômica, reúnem muitos dados importantes. “Nós já atingimos 124 mil animais genotipados e os resultados na avaliação genética genômica tem mostrado ganhos muito expressivos em acurácia, o que é esperado com o uso da genômica, e que também permite uma seleção antecipada e mais segura de animais jovens, além de confirmar a avaliação de animais adultos”, destaca Luiz Antônio Josahkian, superintendente Técnico da ABCZ.

Como participar: 
O criador interessado deve colher o material biológico individualmente (pelos da vassoura da cauda), da mesma forma que se colhem para testes de parentesco. O material biológico deve ser colocado em um envelope de papel e indicado com a identificação do animal (série única + RGN) e o nome do proprietário, além de conter a identificação do projeto ‘Ganho Total’ ou ‘Projeto 2 por 1’, conforme o caso. O envelope deve ser lacrado e enviado para a ABCZ aos cuidados do superintendente Adjunto de Melhoramento Genético, Henrique Torres Ventura.

Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelos e-mails: henrique@abcz.org.br e abczsut@abcz.org.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *