Gado Tabapuã: quais as vantagens de fazer cruzamento com a raça?

Gado Tabapuã: quais as vantagens de fazer cruzamento com a raça?

7ED7BE0F-1CE1-44C7-92D0-40EA90C65846

Presidente da ABCT respondeu perguntas sobre o uso do gado Tabapuã no cruzamento com Brahman e o clima ideal para a raça se desenvolver

O criador de gado Tabapuã e presidente da ABCT (Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã) Sérgio Junqueira Germano participou do Giro do Boi Responde desta 5ª, 18.

Ele respondeu perguntas de telespectadores sobre cruzamento de Tabapuã com Brahman e o clima ideal para o desenvolvimento do gado Tabapuã.

CRUZAMENTO COM GADO TABAPUÃ

Primeiramente, Germano respondeu o criador Antônio Márcio, de Belo Horizonte-MG. “Posso fazer o cruzamento do Brahman com Tabapuã?”, questionou.

Conforme respondeu o presidente da ABCT, cada uma das raças tem suas virtudes. “Falando particularmente do Tabapuã, as fêmeas são de extrema habilidade materna. Os animais em geral têm alta docilidade. Isso facilita o manejo para cura de umbigo de bezerro e no manejo do dia a dia da fazenda”, disse em síntese.

Além disso, Germano citou outras características importantes da raça de gado Tabapuã. “Os touros Tabapuã vão imprimir um alto ganho de peso, um acabamento de carcaça muito grande. É uma raça muito testada dentro das provas de ganho de peso da ABCZ. Então o que eu posso garantir é que, utilizando a raça Tabapuã você vai ter excelentes resultados”, assegurou.

+ Qual o resultado do cruzamento de touros Tabapuã com vacas F1?

TEM CLIMA IDEAL PARA O GADO TABAPUÃ?

Em seguida, o pecuarista respondeu a pergunta do telespectador José Paulo, do Rio de Janeiro. Ele quer saber qual o melhor clima para criar gado Tabapuã e o melhor cruzamento para a raça.

De acordo com Germano, por ser uma raça genuinamente brasileira, o Tabapuã se adapta facilmente de Norte a Sul do País. “Temos excelentes resultados zootécnicos, tanto no Rio Grande do Sul como na Região Norte do Brasil. Também na região mais seca, no Nordeste, e no Centro-Norte como um todo. Então é uma raça que se adapta de Norte a Sul”, reforçou.

Como resultado dessa adaptabilidade, o gado Tabapuã oferece bons predicados em cruzamentos diversos, sustentou o presidente da ABCT. “Ela tem como característica principal a sua funcionalidade. É o que permite você acasalar, fazer os cruzamentos com a raça que você tenha mais facilidade, […] seja com taurino, seja com os próprio zebuínos. Então fica a livre escolha para você utilizar o Tabapuã da melhor forma que couber para você”, afirmou.

Por último, o selecionador lembrou da importância de escolher não só a raça, como também os indivíduos escolhidos para o cruzamento. “Lembrando sempre que animal bom com animal bom vai produzir sempre um animal de excelente qualidade”, concluiu.

+ No cruzamento, encontrar touro ideal é mais importante do que escolher raça

 

 

Fonte: Giro do Boi

 

Vídeo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *