Com o objetivo de avaliar o desempenho e a eficiência dos animais da raça Tabapuã por meio de critérios técnicos rigorosos, como Consumo Alimentar Residual (CAR), Ganho de Peso Diário (iGPD), Ultrassonografia de Carcaça e Avaliação Visual pelo método EPMURAS, a Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã (ABCT), em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), promove a Prova de Ganho de Peso da Raça Tabapuã 2025. O evento será realizado na Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery Júnior, em Uberaba (MG).
Para esta edição inaugural, 15 criatórios de Tabapuã, distribuídos pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo, confirmaram participação, com 70 animais inscritos. A prova terá início oficialmente nesta quinta-feira (23), às 7h30, com a pesagem de entrada dos animais.
“Ao longo dos anos, o Tabapuã tem se consolidado como uma referência na pecuária nacional, destacando-se pela excelência genética e pelo retorno econômico que proporciona. É fato que diversos criatórios realizam PGPs dentro de seus próprios planteis. No entanto, promover uma prova de desempenho com tamanha amplitude, chancelada pela ABCZ, que reúne a expertise de professores e pesquisadores da EMBRAPA, EPAMIG e UFMS, além de contar com o apoio de empresas parceiras, como JA Saúde Animal e Premix, e o trabalho dedicado dos técnicos da ABCZ, médicos veterinários, estagiários e demais membros envolvidos, é motivo de grande orgulho para todos nós”, afirma João Trivelato Neto, Presidente da ABCT.
A etapa final da prova, com a última pesagem dos animais, está programada para o dia 10 de abril. Após a conclusão da avaliação, será realizado um leilão exclusivo, no qual serão ofertados animais testados e certificados.
“Nós, da diretoria da ABCT, estamos muito felizes e satisfeitos com o início da primeira Prova de Ganho de Peso. Esperamos que ela seja um sucesso e que, nos próximos anos, possamos atrair ainda mais criatórios, fortalecendo essa iniciativa e tornando a PGP uma referência para a raça Tabapuã”, destaca Arthur Assumpção Ortenblad Filho, Diretor Técnico da ABCT.
Notícias