Dentre as regras do regulamento da 88ª ExpoZebu, uma delas diz respeito aos exemplares oriundos de propriedades que estão há mais de 700 quilômetros de Uberaba (MG), cidade que abriga a sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), entidade promotora da feira.
Segundo os critérios do dispositivo, os animais que se enquadram nestas regras, poderão entrar na Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery Júnior a partir do dia 17 de abril. “Com esta medida, queremos estimular a participação dos criatórios das regiões do Norte e Nordeste, que sempre prestigiaram a ExpoZebu, mas estavam impedidos de participar da feira em virtude de barreira sanitária imposta pelo Departamento de Defesa Agropecuária. Queremos que eles voltem a participar, mas estamos preocupados com o bem-estar dos animais, que sofrem muito com o estresse durante longas viagens. Para auxiliar na recuperação, disponibilizamos a Fazenda Experimental da ABCZ, que possui estrutura completa para proporcionar segurança, conforto e bem-estar, não apenas para os animais, mas também, para os tratadores”, explica o vice-presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, que também é diretor Técnico e científico.
Ainda segundo o regulamento, os animais estão liberados para entrar no Parque Fernando Costa, a partir do dia 24 de abril, data que também marca a entrada dos exemplares vindos de propriedades mais próximas de Uberaba. No mesmo dia começa também a identificação, inspeção e mensuração dos animais. A pesagem ocorrerá no dia 28/04 e os trabalhos de julgamento terão início no dia 30/04.
A ExpoZebu 2023 acontece entre os dias 29 de abril a 7 de maio. O regulamento maior feira da pecuária zebuína mundial já está disponível para consulta no site da ABCZ. Nele, além de informações técnicas sobre a exposição, o criador encontra a programação completa de julgamentos.
Fonte: ABCZ
Notícias